Família Nômade

Um museu diferente de todos que você já conheceu!

Leave a comment

Fazia muito tempo que eu queria conhecer o Catavento Cultural, em São Paulo. Já tinha lido sobre ele em vários blogs, mas achava que ele não despertaria muito o interesse da Clara, por ela ter apenas 2 anos. Bom, é verdade que o mais interessado foi o Sid, mas a Clara se divertiu muito. Eu também!

IMG_3989

O Catavento Cultural é um espaço para aprender sobre tudo! Biologia, Astronomia, Mecânica, Química, História, Física, explicadas de maneira lúdica e fácil de entender, no museu mais diferente que você já viu. Para saber mais sobre Gandhi ou Santos Dumond, por exemplo, você é convidado a escalar uma parede. Lá em cima, o “próprio” personagem conta um pouco da vida dele.

IMG_4009

Em outra parte, você entende como o som se propaga, como o tornado se forma ou como gerar energia elétrica. Tudo isso, através de instalações que você mesmo manuseia. Fique dentro de uma bolha de sabão ou sinta seu cabelo levantar ao colocar as mãos no gerador de Van de Graaff. E que tal ver o sistema solar de um outro ângulo? Ou o interior de um coração em tamanho gigante? O Catavento Cultural mostra tudo isso.

IMG_3986

O museu é dividido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Do lado de fora, antigas máquinas da Prefeitura de São Paulo, um avião, um trem, uma antiga colheitadeira de algodão. O próprio prédio é lindo demais. O Palácio das Indústrias foi construído entre 1911 e 1924 e já foi sede da Prefeitura de São Paulo, da Assembleia Legislativa e também palácio de exposições e delegacia de polícia!

IMG_3963

Separe a manhã ou a tarde inteira. Há muito o que ver e fazer.

IMG_3960

O Catavento Cultural funciona de terça a domingo, das 9h00 às 17h00. A bilheteria fecha às 16h00. O ingresso custa R$ 6,00 (crianças até 3 anos e 11 meses não pagam, de 4 a 12 pagam meia). Você pode ir de metrô, descendo na estação Dom Pedro II e dando uma caminhadinha. Se for de carro, pare no estacionamento do próprio museu. Custa R$10,00 para o período de 4 horas. Para mais detalhes, visite o site.

Gostou deste post?

Você também vai se interessar:

Madrid Río – a praia madrilenha!

Curitiba – seis passeios de graça com as crianças

5 lugares que você ainda não conhece em Curitiba

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s