Família Nômade

5 lugares em Curitiba que você ainda não conhece

16 Comentários

Cansado de frequentar sempre os mesmos lugares? Aposte nestas nossas dicas:

1. Museu Paranaense

Todo mundo sabe que ele existe, mas poucos paranaenses foram até lá para conferir o prédio e as exposições. E você sabe onde ele fica? Sabe sim!! Aquele prédio bonito na rua Kellers . Você passa ao lado dele quando vai à feirinha do Largo da Ordem. Lá onde, há muuuuuuito tempo, fazíamos o título de eleitor. Lembrou?? Uma foto pra te ajudar:

palácio são francisco

Palácio São Francisco

Eu já conhecia, mas confesso que não visitava o museu fazia tempo. Gostei muito! A casa em que ele está instalado já é linda. Chamada de Palácio São Francisco, foi construída em 1929 para ser a residência da família Garmatter. Em 1938, o prédio foi comprado por Manoel Ribas, Interventor do Paraná na época, e virou a sede do Governo Estadual até 1953. O Palácio São Francisco foi sede do Tribunal Regional Eleitoral de 1961 a 1987.

pr

Exposição permanente que conta a História do Paraná

A parte mais interessante do Museu Paranaense é, sem dúvida, a linha do tempo que conta a História do Paraná desde a pré-história até o início do século XX, quando os imigrantes chegaram por aqui.

FOTOS 13 DE JAN 051

máquinas

Antigas máquinas de fazer bolacha e casquinhas de sorvete da empresa Todeschini

O Museu tem também espaço para mostras temporárias. A que mais gostamos foi a que comemora os 60 anos da Copel. Além de contar os principais fatos da empresa paranaense, a exposição traz a réplica de uma residência dos anos 50. Do outro lado, um moderno lar de 2015. A mostra “Copel 60 anos: a energia do dia a dia” fica no Museu Paranaense até o dia 30 de março.

FOTOS 13 DE JAN 046

Lar dos anos 50

O Museu Paranaense fica na rua Kellers, 289 e funciona de terça a sexta, das 9h00 às 18h00, sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 16h00. A entrada é de graça.

2. Schoenstatt

O nome certo é Santuário Tabor Magnificat, mas quem costuma frequentar chama mesmo de Santuário Schoenstatt. O espaço no Campo Comprido é a sede de uma pequena igrejinha construída em homenagem à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Só no Paraná são cinco delas. Para saber mais sobre o movimento católico da Mãe Peregrina clique aqui.

sc

Mesmo que você não seja católico, ou mesmo cristão, vale a pena visitar. O lugar é lindo! Indescritível. Uma delícia passar um tempo por lá. Tranquilo, quieto, acolhedor. Um espaço para ficar em paz.

Você pode também ir à missa no Santuário. Geralmente elas são realizadas em um salão na parte mais baixa do terreno. Veja as datas e horários no blog do Santuário.

O Santuário Tabor Magnificat fica na rua Padre José Kentenich, 552, no Campo Comprido. Veja o mapa aqui.

3. Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano fica dentro do Parque Tingüi. Foi inaugurado em 1995 e homenageia os imigrantes ucranianos que chegaram ao Paraná em 1891. O principal atrativo é a réplica da antiga capela de São Miguel, construída na cidade de Mallet, interior do Paraná. Toda em madeira, ela segue o estilo bizantino.

fotos novas 062

Lá dentro você vai encontrar objetos produzidos pelos imigrantes ucranianos, como as pêssankas (aqueles ovos pintados à mão). Do lado de fora, um mirante e uma pêssanka gigante do artista Jorge Seratiuk.

3

Um espaço agradável, com um grande gramado e  um pequeno bosque atrás da igreja.

O Memorial Ucraniano fica no Parque Tingui, Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº (veja o mapa) e funciona de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

4. Capela Santa Maria

É ali no centro, perto do Teatro Guaíra, fácil de chegar. Não deixe de dar uma passadinha por lá. A Capela Santa Maria é simplesmente linda! Se você puder assistir a algum concerto, melhor ainda. Tem mais tempo para admirar a construção.

duas

A Capela foi inaugurada em 1939 dentro da antiga sede do Colégio Santa Maria. Hoje, o espaço virou uma bela sala de concertos. Desde 2008, é também a casa oficial da Camerata Antiqua de Curitiba. Por isso, é comum presenciar algum ensaio durante a tarde.

FOTOS 13 DE JAN 021

Neste mês de Janeiro, tem várias apresentações por lá por conta da Oficina de Música de Curitiba.

vitral2

A Capela Santa Maria fica na rua Conselheiro Laurindo, 273, e funciona de segunda a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, além dos horários de concertos. Veja a programação aqui.

5. Café da Livraria Arte & Letra

Depois de tantos passeios novos que tal uma pausa para ler um livro e tomar um café? Curitiba está cheia de livrarias bacanas, mas aposto que esta você ainda não conhece. A Arte & Letra fica escondidinha, atrás da Casa de Pedra, galeria da Alameda Presidente Taunay.

livraria

A livraria aposta nos livros diferentes, mais difíceis de encontrar, e dá destaque a autores locais. Lá você encontra, por exemplo, o guia de filmes do jornalista Marden Machado, autor do blog Cinemarden, ou os livros do Manoel Carlos Karam.

FOTOS 13 DE JAN 077

Além do espaço agradável para a leitura, a Arte & Letra tem um café e algumas mesinhas do lado de fora onde é permitido ficar com seu cachorro (o Dog gostou da ideia).

FOTOS 13 DE JAN 073

Anote o endereço: Alameda Presidente Taunay, 130, Batel. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h00 às 20h00. Mais informações no site.

Leia também:

Aproveite o mês de Janeiro com as crianças sem gastar nada!

Madri com crianças

16 pensamentos sobre “5 lugares em Curitiba que você ainda não conhece

  1. Reblogged this on Marco A. Fernandes and commented:
    Só não conheço dois de cinco.

    Curtir

  2. Emocionei-me com a dica número 2… o Santuário de Schöenstatt é um dos meus lugares preferidos na minha amada Capital. Sempre que posso vou lá fazer meus agradecimentos e principalmente desfrutar de momentos de paz indescritível.
    As demais dicas também chamaram minha atenção! É incrível como temos coisas lindas na nossa cidade e que às vezes (ou por falta de lembrança) deixamos passar! Grata e um grande abraço!!

    Curtir

  3. Adorei, se me permite uma sugestão, o restaurante Farnel, na frente do Memorial de Curitiba, tem o melhor Barreado que já experimentei! Eles são especializados em culinária paranaense, o quintal é um oásis, lugar maravilhoso para levar as crianças! Nossa filha de 7 anos adora!

    Curtir

  4. Já estive em Curitiba mas não deu pra conhecer todos esses, conheci apenas um dessa lista. Agora já estao listados para próxima viagem!!!! 😀😀

    Curtir

  5. Acredito que o Museu do Holocausto seja o local menos conhecido da cidade, apesar de parecer um pouco chocante é um lugar que nos mostra uma parte da história que jamais poderá ser esquecida.

    Curtir

  6. Meus parabéns pela qualidade deste post.

    Curtir

  7. Muito legal estas dicas, já ficarei aguardando as próximas!

    Curtir

  8. E pensar que minha formatura foi na Capela, quando ainda pertencia ao colégio. Gostei do post, obrigado a vocês.

    Curtir

  9. Tatiiiiiiiii!!!! Que legal abrir esta matéria e ver que você é a autora!!!! Parabéns!!! Feliz por esta surpresa! Beijos.

    Curtir

  10. Pingback: 9 dicas para você economizar na hospedagem | Família Nômade

Deixe um comentário