Família Nômade

5 lugares que você nem imaginava que existiam em Curitiba!

19 Comentários

O post 5 lugares em Curitiba que você ainda não conhece fez o maior sucesso! Bombou!! E eu acabei recebendo várias sugestões de outros lugares para conhecer. Alguns eu já tinha ouvido falar, outros nem imaginava que existiam! Enfim, surgiu uma nova lista. Desta vez, com lugares menos conhecidos ainda!! Faltou algum? Escreva pra nós!!

 

1. Museu do Holocausto

Sim, Curitiba é a única cidade do Brasil a ter um Museu do Holocausto. Eu fui conhecer. É um registro histórico fantástico, com peças originais pertencentes às vítimas, fotos, imagens da época e vídeos com depoimentos de sobreviventes. Saí de lá com um nó na garganta. Mesmo conhecendo a História é difícil ficar sem se emocionar. As fotos abaixo são do acervo do Museu. Lá dentro é proibido fotografar ou filmar.

foto do acervo do Museu do Holocausto

foto do acervo do Museu do Holocausto

Para visitar o Museu do Holocausto é preciso agendar por e-mail. Você escolhe se quer fazer uma visita com ou sem guia. A entrada é de graça. Não é permitido a entrada de menores de 12 anos.

foto do acervo do Museu do Holocausto

foto do acervo do Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto fica no Bom Retiro: rua Cel. Agostinho Macedo, 248. O horário de funcionamento é um pouco fora do padrão: segundas, terças e quartas, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Quinta não abre. Sexta funciona das 8h30 às 11h30 apenas. Sábado também não abre. Domingo das 9h às 12h. Para mais informações e fazer seu agendamento, consulte o site do museu.

 

2. Museu Egípcio

O Museu Egípcio de Curitiba fica no bairro Bacacheri e é mantido pela Ordem Rosacruz.  O acervo conta a história do Antigo Egito e tem o objetivo de mostrar como era a vida na terra dos faraós. As peças expostas não são originais. São réplicas idênticas das que estão expostas em museus do mundo todo. O Museu Egípcio tem também uma múmia. Isso mesmo! A Tothmea tem 2.700 anos. Mas para vê-la só a partir de Abril. O espaço onde ela costuma ficar exposta está em reforma.

IMG_3583

Mesmo assim, o passeio vale a pena. Além do acervo ser muito interessante, o museu tem uma área externa deliciosa. O espaço da pirâmide é perfeito para sentar e relaxar. Vale a visita!

IMG_3563

O Museu Egípcio da Ordem Rosacruz fica na rua Nicarágua, 2620, no Bacacheri. Ele está aberto ao público de segunda a sexta, das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

IMG_0842

Mais informações aqui.

 

3. “Calçada da Fama Animal”

Você sabia que Curitiba tem um Museu de História Natural? Eu nem imaginava! É bem simples e pequeno, mas vale a visita, principalmente com as crianças. Fica no Bosque do Capão da Imbuia. São várias salas com animais empalhados. É menor do que eu esperava, mas bem interessante.

IMG_3655

Do lado de fora, um bosque com plantas nativas, várias Araucárias e alguns animais soltos (ouvimos o cantar das cigarras, vimos muitas borboletas, passarinhos e um bichinho… acho que era um preá. Ou será que era uma paca? Não faço ideia… era pequenininho e saiu correndo!)

IMG_3657

Mas o que as meninas mais gostaram (Clara e a prima, Marina) foi a “Calçada da Fama”. Ela fica em frente à casa principal do Museu, com patinhas de vários animais da fauna paranaense. Estilo Hollywood!!

fama

O Museu de História Natural de Curitiba é mantido pela prefeitura. Fica na rua Prof. Benedito Conceição, 407, no Capão da Imbuia. A entrada é de graça. Mais informações aqui.

 

4. Bosque de Portugal

O Bosque chama ‘de Portugal’, mas, na verdade, é uma homenagem à língua portuguesa e aos países onde ela é falada. Na praça, estão oito colunas com os nomes destes países. Dentro do Bosque, foi construída uma estradinha de pedras chamada Alameda dos Cantares.

IMG_3795

Ao longo do caminho, o visitante vai encontrando pilares com trechos de poesias de autores de língua portuguesa. É pequeno, mas um bom refúgio para dias de calor intenso.

IMG_3803

O Bosque de Portugal fica no Jardim Social, na rua Fagundes Varela, esquina com a Rua Ozório Duque Estrada. Mais informações no site da prefeitura.

 

5. Museu de Arte Sacra

Escondidinho, o Museu de Arte Sacra fica ao lado da Igreja da Ordem, no Largo da Ordem. Uma porta pequena, um corredor comprido e, surpresa, uma grande sala com imagens de santos, objetos usados em missas, obras raras. No total, o acervo tem 800 peças. Algumas bem antigas, como a imagem do Bom Jesus dos Pinhas, do século XVII, ou a Nossa Senhora das Dores, do século XVIII.

ARTE SACRA1

O Museu de Arte Sacra funciona de terça a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 14h00.

ARTE SACRA2

Mais informações no site da Fundação Cultural.

 

 

Gostou deste post?

Veja outros que podem te interessar:

 

5 lugares em Curitiba que você ainda não conhece

Bicicletas para alugar ou emprestar em Curitiba

8 passeios diferentes para fazer em Madri

 

 

 

19 pensamentos sobre “5 lugares que você nem imaginava que existiam em Curitiba!

  1. Muito bom! Desses lugares, eu só conheço o Bosque de Portugal. Adorei também a parte da confusão entre preá e paca. Esses urbanóides… 🙂

    Curtir

  2. HÁ UM ENGANO NESTA REPORTAGEM POIS EXISTE UM MUSEU DO HOLOCAUSTO , QUE NA VERDADE SE CHAMA MUSEU DA INQUISIÇÃO E FICA EM BELO HORIZONTE: http://www.museudainquisicao.org.br/visite-nos/agende-sua-visita/
    *JESUS NOME SOBRE TODO NOME*

    Curtir

    • Olá, Limara! Acessei o link que você passou e, pelo que entendi, o Museu da Inquisição fala da perseguição aos judeus, no Brasil, na época da chamada Inquisição Portuguesa (“A Inquisição portuguesa foi criada em 1536 e existiu até 1821”). O Museu do Holocausto em Curitiba trata da perseguição aos judeus, principalmente na Europa, na época do Nazismo, durante a Segunda Guerra Mundial.
      De qualquer maneira, eles têm uma semelhança. Obrigada pela dica. Fiquei curiosa para conhecer o Museu da Inquisição.
      Um abraço!

      Curtir

  3. Que passeios legais, eu era leigo desses passeios, só ouvia falar do Teatro do Arame e seus Jardins Bonitos, por isso é interessante saber o que existe na cidade quando a visita.

    Curtir

  4. Excelente post! Nao sabia do museu do Holocausto nem do de arte sacra! Talvez ainda tenha mais lugares interessantes aqui!

    Curtir

    • Então, Marcelo, confesso que ainda tem alguns lugares que não conseguimos conhecer como a Arena Digital que fica na Puc ou o Museu da Copel. Enfim, fica para um próximo post! 🙂

      Curtir

  5. No próximo passeio inclua o BOSQUE DO ALEMÃO, imperdível!

    Curtir

    • Ótima dica, Roberto. O Bosque do Alemão é meu parque preferido de Curitiba! Inclusive, está citado no post “Aproveite a cidade com as crianças sem gastar nada!”
      Abraço!

      Curtir

  6. Fiquei feliz, pois conheço 4 lugares dos citados..

    Curtir

  7. Existe em Curitiba o primeiro museu espírita do Brasil, está localizado na sede da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, na vila Tingui, também conhecido como Centro Espírita Dr. Leocádio José Correia. Estão expostos objetos e trabalhos espíritas de ilustres paranaenses, e peças produzidas em exeriências mediúnicas, vale conferir.

    Curtir

  8. Olha lá o DOG conhecendo vários lugares divertidos!

    Curtir

  9. Muito legal esse site e as informações contidas nele.
    Confesso que nem imaginava essas maravilhas na minha cidade que tanto amo.

    Curtir

  10. O animal que vc viu no bosque do museu de história natural é uma cotia

    Curtir

  11. Amei amei amei! Não conhecia esses lugares! Muito bacana esse post!!

    Curtir

  12. ADOREI SABER SOBRE ESES PONTOS TURÍSTICO QUE NUNCA VISITEI. VOU INCLUIR NA MINHA LISTA QUANDO VOLTAR A VISITAR A MINHA QUERIDA CURITIBA.

    Curtir

Deixe um comentário