Família Nômade

Madrid Río, a praia madrilenha!

2 Comments

Em Setembro passado, eu e a Clara fomos para Madri. Como eu já conhecia os principais pontos turísticos da cidade, fui pesquisar algo diferente.  Achei, no blog Turomaquia, a indicação do Madrid Río. É claro que fomos conferir!

IMG_1376

Madrid Río – um espaço para passear, andar de bike, de skate…

Falando super sério: é um dos lugares mais legais de Madri!! Nós nos divertimos muito. O Madrid Río é um grande parque que fica às margens do Rio Manzanares. O espaço, recuperado há poucos anos pela prefeitura, tem ciclovia, vários parquinhos infantis, pontes lindas e diferentes, cafés e lanchonetes… enfim, dá para passar o dia inteiro por lá. No nosso caso, dois dias! Como a Clara quer parar em TODOS os parquinhos e o Madrid Río é consideravelmente longo (mais de 6km de extensão), fomos duas vezes para conseguir ver (quase) tudo. Se você quiser conhecer o lugar a pé, recomendo mesmo dois dias. Mas se preferir alugar uma bicicleta, dá para ver tudo num dia só.

Dia 1

No primeiro dia, pegamos o metrô até a estação Príncipe Pío (bem à esquerda, no alto, no mapa 1). Fica bem pertinho do início (ou do final) do parque.

Mapa 1

Mapa 1

Fomos caminhando e parando nos vários parquinhos pelo caminho. O interessante é que eles são todos feitos de madeira, cordas e outros materiais naturais. Isso faz com que eles fiquem integrados à paisagem. Muito bacana.

Uma característica legal do Madrid Río é o destaque que eles deram para a água. Tem várias fontes pelo caminho, bebedouros, chafarizes, etc. Neste primeiro trecho dá para ver lá ao longe o Palácio Real e a Catedral de Almudena.

IMG_1308

Madrid Río com o Palácio Real e a Catedral de Almudena ao fundo

Alugamos uma bicicleta “tamanho família” (minha prima estava junto) no Eco Moving Sports e pedalamos até a Ponte de Toledo – a mais antiga. Foi construída por ordem do Rei Felipe IV e ficou pronta em 1660.

Ponte de Toledo

Ponte de Toledo

Uma parada para mais um parquinho, para tomar um sorvete e voltamos para devolver a bike.

IMG_1405

“Labirinto de plantas” ao lado da lanchonete

Para ir embora, caminhamos até a estação do metrô Puerta Del Ángel. Era a mais perto do aluguel das bicicletas. Caso você não pegue bike e caminhe até a Porta de Toledo, pode ir embora pelas estações Marqués de Vadillo ou Pirámides que são mais próximas.

O mais legal deste primeiro dia:

– andar de bike:

IMG_1352

Uma das pontes modernas e nossa super bike no canto direito

– a Ponte de Toledo e seus jardins,

IMG_1802

Jardins vistos da Ponte de Toledo=

– os parquinhos:

Parquinhos do Madrid Río

Parquinhos do Madrid Río

Dia 2

O segundo dia foi mais divertido ainda! Eu e Clara fomos sozinhas, num dia de semana, então estava bem tranquilo. Descemos do metrô no ponto totalmente oposto à Estação Príncipe Pio, na estação Legazpi, pertinho do Matadero de Madri (no centro do mapa 2).

mapa 2

Mapa 2

A história do Matadero é bem interessante: um antigo matadouro e mercado de gado que em 2006 foi recuperado e transformado em espaço cultural. Eu queria muito ter visitado, mas não deu tempo. Se você for, por favor, comente este post e nos conte o que achou.

IMG_1712

Matadero de Madri

Bom, lá fomos eu e Clara passeando pela segunda “parcela” do Madrid Río. Esta parte é a mais legal. As pontes de Arganzuela e as gêmeas do Invernadero e do Matadero são lindas demais, os parquinhos são divertidos até para os adultos e a Praia Urbana é demais!

IMG_1751

Playa Urbana

Estava calor e a Clara se divertiu muito. Ainda bem que eu tinha levado outra roupa, porque ela saiu completamente ensopada. Depois caminhamos até a Ponte de Toledo e voltamos pela estação Pirámides.

Um passeio imperdível!

O mais legal do segundo dia:

– Ponte Monumental de Arganzuela:

ponte louca

Ponte de Arganzuela

– Pontes gêmeas do Invernadero e do Matadero:

pontes gêmeas

Pontes gêmeas do Invernadero e do Matadero

– Playa Urbana:

IMG_1762

Playa Urbana

Para saber mais sobre o Madrid Río, baixe o panfleto (em Espanhol e Inglês) aqui.

2 thoughts on “Madrid Río, a praia madrilenha!

  1. Pingback: Madri com crianças | Família Nômade

  2. Pingback: 9 dicas para você economizar na hospedagem | Família Nômade

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s