Família Nômade

A casa de Cervantes pertinho de Madri

Leave a comment

Alcalá de Henares é uma cidade muito simpática na região metropolitana de Madri. É uma cidade universitária, por isso, tudo gira em torno da UAH (www.uah.es). Em 1998, o centro histórico e a universidade foram declarados pela Unesco, patrimônio da humanidade.

Para chegar até lá, é preciso pegar um trem em uma das estações da Renfe (www.renfe.com). Geralmente, elas são interligadas às estações do metrô. O preço depende do lugar onde você está.

Um dia é suficiente para conhecer Alcalá de Henares. A primeira parada pode ser uma das oficinas de informações turísticas para pegar um mapa e saber os horários dos pontos turísticos que têm visitas agendadas. Tem uma na Plaza de Cervantes.

Há muita coisa pra ver, mas os passeios que eu sugiro são:

* A Plaza de Cervantes é muito bonita. Tem um vista linda da Capela de Santa María la Mayor (ou o que sobrou da capela que foi incendiada durante a Guerra Civil Espanhola);

* O Corral de Comedias, na Plaza de Cervantes, é imperdível. Foi construído em 1601. De lá pra cá passou por muitas reformas. Mas dá para imaginar direitinho a época em que as mulheres não podiam atuar e os homens mais novos, com a voz ainda fina, faziam os papéis femininos. Impossível não lembrar do filme Shakespeare Apaixonado.

As visitas ao Corral de Comédia são sempre guiadas e em horários específicos.

* Também na Plaza de Cervantes está o Centro de Interpretación Los Universos de Cervantes. Tem uma exposição e a pia onde Miguel de Cervantes, o filho mais ilustre da cidade, foi batizado. A entrada é de graça.

* Saindo da praça, pegue a Calle Mayor para ir até a casa de Cervantes. Hoje é um museu. Tem a reprodução de como eram os quartos na época em que o escritor nasceu, em 1547.

A casa fica na esquina da Calle Mayor com a Calle Imagen. A entrada é de graça e é proibido fotografar o interior.

* Quando estiver no caminho de volta à estação, entre no Palacio de Laredo. A casa levou dez anos para ser construída e ficou pronta em 1884. Manuel Laredo, o primeiro proprietário, tinha visitado a cidade de Granada e se inspirou na Alhambra para construir sua casa de campo. Muito linda!

Para saber mais sobre a cidade, acesse o site Turismo em Ancalá de Henares.

…………………

Leia também:

Madri com crianças

2 dias em Granada

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s